Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)

Conte com certeza de uma proteção eficiente e confiável contra incêndios, assegurando excelência em cada etapa.

Por quê escolher a Net-Fire para regularizar seu AVCB?

ART e RRT

Inclui todas as ART e RRT sem custos extras futuros.

Vistoria Presencial

Realizamos uma vistoria detalhada no local.

Relatório Técnico

Elaboramos um relatório técnico para adequações.

Tramitação com Bombeiros

Cuidamos de toda a tramitação com os bombeiros.

Suporte Técnico

Oferecemos suporte técnico até o final do processo.

Consultoria Gratuita

1 ano de consultoria gratuita após o AVCB.

Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)

A sigla AVCB, significa Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, o documento é emitido como forma de garantir que o edifício segue as normas de segurança contra incêndio.

Para que o edifício receba o certificado de aprovação do AVCB é realizado uma vistoria pelos bombeiros.

Caso o edifício não seja aprovado é determinado um prazo para realizar uma nova vistoria.

Enquanto isso, o responsável pela gerencia do prédio precisa fazer as modificações necessárias para instalar os equipamentos contra incêndio e garantir que estejam em boas condições de uso.

Para que o prédio seja aprovado é preciso que os equipamentos contra incêndio estejam funcionando, os principais são:

Validação e Renovação do Certificado

O AVCB tem validade variável dependendo de cada Estado, em São Paulo, por exemplo, a validade pode ser até 5 anos, dependendo do tipo de edifício.

A renovação do certificado deve ser feita em duas situações, quando estiver vencido, caso haja grandes alterações no local e mudança do uso ou ocupação.

Essas duas situações fazem com que seja necessário que os bombeiros façam a vistoria e emitam o certificado novamente.

Penalidades

Caso o edifico não seja aprovado na vistoria fica sujeito a multa, advertência, em caso de acidentes o sindico ou responsável pelo edifício pode responder civil ou criminalmente.

A primeira penalidade vem através de notificação, o prédio tem o prazo de 180 dias para se equipar e tomar previdências contra o incêndio.

Durante o período de advertência o responsável pelo prédio deve procurar uma empresa especializada para avaliar a situação do local.

Se não houver mudança até o fim do prazo o edifício recebe multa no valor que pode variar de acordo com o descumprimento.

Conheça as Etapas de Emissão do AVCB

O primeiro passo para a emissão do AVCB é o contato com o cliente para sabermos as características da edificação tais como o tamanho da área construída, a localização, o uso à qual se destina, entre outros.

Logo em seguida vem a parte do projeto técnico ou projeto técnico simplificado que consistem em um conjunto de documentos e plantas do edifício já implementadas as medidas preventivas contra incêndio. Caso o prédio não tenha, deverá ser elaborado um novo projeto para que se possa concluir o processo de AVCB.

Após a confirmação do serviço iremos realizar uma vistoria técnica no edifício para analisarmos as condições de conservação dos itens de prevenção a incendiaria, atestar os sistemas de combate tais como para raio, sistema de gás, de hidrante, o painel elétrico e diversos outros fatores.

Estando tudo de acordo com as normas vigentes emitiremos uma ART alegando que todos os itens necessários estão dentro das conformidades, caso algo não esteja será enviado um relatório contendo as adequações necessárias, mediante as adequações emitiremos a ART para continuidade do processo.

Por fim, um bombeiro ira vistoriar o local e enviaremos todos os documentos envolvidos no processo pro corpo de bombeiros e o AVCB será emitido.